Nelore Javahe cria, prova e aprova os resultados na criação PO e no rebanho comercial
A criação de touros PO, na Fazenda São José em Paranavaí, PR e o uso desses animais na criação comercial na Agropecuária Japema, em Ivinhema, MS tem produzido resultados animadores para a marca Nelore Jahave, que direciona seus negócios para a produção de Nelore com carcaça de qualidade.
Artur Risso de Brito utiliza a melhor tecnologia disponível, com FIV, IATF eUS, além de provar os animais de base Nelore Baiano,em programas de melhoramento como o Geneplus e no PGP da ABCZ. Com os dados em mãos são feitos os acasalamentos direcionados para multiplicar as características dos melhores animais.
Na última avaliação de sobreano das novilhas do rebanho comercial os dados identificaram 50% de herdabilidade. De 681 novilhas nascidas em 2018, 52% registraram acima de 3 de marmoreio, o que confere ao criador e sua esposa Lidia De Massi Brito, a segurança para direcionar o trabalho e alcançar o objetivo de formar uma base de fêmeas com essas características para o rebanho comercial.
A meta é ter um volume para fornecimento em escala, capaz de atender a demanda do mercado de qualidade e para isso a família trabalha com foco na rentabilidade e precocidade do rebanho, cientes de que um rebanho bem cuidado do ponto de vista genético naturalmente vai agregar maior rentabilidade nos negócios.
Além de suprir a demanda da Agropecuária Japema, atualmente a produção da fazenda São José oferta touros PO na região noroeste do Paraná, com venda permanente na fazenda.